Total de visualizações de página

Conte sua história

Popular Posts

Search

Type your search keyword, and press enter

Ordered List

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

O suicídio de Durkheim

A depressão e a baixa estima são consequências das agressões virtuais que geram traumas.
As agressões podem ter consequências irreversíveis na vida da vítima. Quando ocorridas na infância podem desencadear dificuldades de aprendizagem e transtornos psicológicos, comprometendo o seu desenvolvimento e podendo acarretar em problemas futuros como comportamentos antissociais e dificuldade de manter uma relação afetiva.
Esses fatores somados com a dificuldade de lidar com a pressão, muitas vezes pode levar ao suicídio, que é uma forma encontrada de colocar um fim à perseguição. Se os suicídios puderem ser explicados apenas por fatores psicológicos, acabamos assim desresponsabilizando a sociedade, porém se formos atribuir a causa à fatores sociais, caímos na teoria do sociólogo francês Émile Durkheim. 
No livro escrito no século 19, chamado O Suicídio, Durkheim o explica como “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado”. Segundo sua etimologia, existem três tipos de suicídio: o egoísta, o altruísta e o anômico.
No egoísta, a relação entre indivíduos e a sociedade se afrouxa fazendo com que o indivíduo não veja mais sentido na vida, não tenha mais razão para viver. A exclusão social é um exemplo claro dessa situação.
No altruísta, o indivíduo sente como se obedecesse ordens sociais que funcionam como coerção do coletivo e age dessa forma pois pensa estar beneficiando o restante da população. Exemplo disso são sentimentos patrióticos ou até mesmo ataques terroristas do extremismo religioso, como os homens bomba. 
No anômico, algum fato faz com que a taxa de suicídio cresça muito em curto período, mudança abrupta nacional ou mundial como por exemplo a crise econômica. 

O cyberbullying está na categoria de suicídio egoísta de acordo com o sociólogo, pois é construído a partir da sensação de isolamento dos grupos. Portanto, assim como os outros dois tipos, são unicamente causados pela influência social. 
Em 1897 não havia internet, mas já havia a teoria que mostrava que o suicídio pode mesmo ser causado por sentimentos de solidão e exclusão. Com o surgimento de mídias e redes, isso se intensificou e é cada dia mais fácil se sentir vazio e reprimido. 

Depois de estudar Durkheim, você ainda consegue pensar que ele/ela se matou "só por causa disso"? 

0 comentários:

Postar um comentário