Total de visualizações de página

Conte sua história

Popular Posts

Search

Type your search keyword, and press enter

Ordered List

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Espelho negro

Contém spoiler
A série Black Mirror foi feita com o objetivo de mostrar o reflexo de uma sociedade altamente tecnológica, mas dessa vez, com um gostinho amargo de engolir.
Sabemos de todos os benefícios que traz a internet e dos bons feitores que a acompanham, mas sabemos realmente os níveis mais extremos de prejuízo que podem acarretar para a sociedade?
O episódio "Odiados pela nação" faz ponte direta entre cyberbullying e tecnologia. Pessoas de todo os locais do mundo, quando tomam atitudes consideradas "ruins" pelo restante dos internautas, viram alvos da hashtag #DeathTo (morte para) no Twitter.
Misteriosamente, as pessoas mais odiadas, portanto, as mais mencionadas pela hashtag, morrem.
Podemos interpretar esse fato tanto ao pé da letra, (a tecnologia chega em um estágio de tomada de decisões onde escolhe quem vive e quem morre, precisando minimamente da supervisão humana) ou podemos olhar como representação das consequências de mensagens de ódio para pessoas que se consideram "desenvolvidas" por tudo que fizeram cientificamente falando, mas acabam praticando o falso moralismo e tirando uma vida.
Ambas mostram que uma hashtag que pede a morte de alguém pode realmente tornar isso uma realidade, seja em um assassinato na ficção, ou em um suicídio da vida real, porque afinal, se milhões de pessoas desejam a minha morte, no fim do dia eu posso desejá-la também.
Para algumas pessoas, não são necessárias milhares de ofensas de milhares de pessoas para que a mesma perca a vontade de viver. Apenas uma ofensa de uma pessoa pode ser o suficiente.
Será que esse espelho está a anos de distância do nosso cotidiano, ou apenas alguns passos?
Se ainda não viu a série ou esse episódio, assista e nos conte o que achou do texto e da relação com a perseguição virtual!




0 comentários:

Postar um comentário