![]() |
Arte por Lucas Diogo |
Fala galera!
A chegada da internet trouxe muitas inovações como a de que todos pudemos ser prosumers (originado do inglês quer dizer produtor + consumidor de conteúdo), a maneira com que usamos nossas redes sociais vem evoluindo com opiniões de todos sobre vários assuntos expostos na internet, e que todos podem ler e ter liberdade de expressão, porém o lado ruim desta exposição é o cyberbullying que qualquer um pode comentar algo sobre você.
O bullying hoje em dia é desterritorializado, fenômeno que explica a quebra dos limites de tempo e espaço, por isso, pode acontecer na internet, nas redes sociais, ou seja, não tem um lugar específico como antigamente, que ocorria dentro do colégio ou em um espaço físico.
Ao postar algo na internet, como uma foto por exemplo, você está vulnerável à qualquer tipo de crítica sobre você, e uma vez postado não tem volta, as pessoas podem salvar a sua foto mandar em grupos de mensagens, onde outras pessoas começam com o cyberbullying e vira um ciclo de ódio gratuito. Isso pode ser pelo seu peso, alguma característica física, estilo, enfim qualquer diferença do padrão proposto pela sociedade pode ser motivo de piadas, xingamentos, e até ameaças.
Portanto, a tolerância as diferenças e a ética não devem ser deixadas de lado na hora de produzir qualquer conteúdo na internet, pois ninguém quer ou deve sofrer por ser "diferente".
Texto: Fernando Scerveninas
0 comentários:
Postar um comentário